Confira os países para os quais você pode viajar apenas com seu RG.
Para todos os viajantes internacionais chega o momento em que é necessário emitir ou renovar o passaporte. No entanto, podem surgir oportunidades de férias no exato momento em que você não tem esse documento válido para viajar.
Este é um dos motivos para você considerar diversos destinos da América do Sul que não exigem a entrada com o passaporte. Digo que é UM dos motivos porque existem muitos outros que farão você se encantar e desbravar os nossos países vizinhos.
Para começar, é importante entender que cidadãos brasileiros podem viajar apenas com o RG para países membros do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Perú e Suriname). No entanto, não se esqueça que para chegar nesses destinos apenas com o RG é necessário fazer voos diretos ou com conexões em países também membros do Mercosul.
Veja abaixo algumas dicas de lugares fora dos roteiros clássicos pela América do Sul para você visitar:
Mendoza, Argentina
Esta região é a maior produtora de vinhos da América Latina! Vale aproveitar sua estada para desbravar os vinhedos, aprendendo e degustando as mais nobres uvas cultivadas por lá, como o Malbec!
Recomendamos pelo menos 3 dias inteiros de passeios, sendo 2 dias dedicados às vinícolas e 1 dia para chegar o mais próximo possível do Aconcágua (sim, o início da trilha para subir a montanha mais alta das Américas começa em Mendoza).
Não deixe de conhecer as Bodegas (vinícolas) Norton, Septima, Viña Cobos e Salentein.

Valle Sagrado, Perú
No percurso entre Cusco e Machu Picchu, você passará pelo Valle Sagrado que é repleto de marcas históricas deixadas pelo povo inca. Esta região não faz parte do roteiro clássico pelos andes peruanos, mas vale a pena se hospedar por pelo menos duas noites na cidade de Urubamba para de lá explorar os pontos turísticos de Chinchero, Maras, Moray, Pisac e Ollantaytambo.
Indicamos o hotel Tambo del Inca para quem busca uma estrutura completa, atendimento impecável e a melhor gastronomia da cidade. Já para quem quer acordar rodeado pela linda Cordilheira do Andes e sua poderosa energia, sugerimos o hotel Taypikala Deluxe Valle Sagrado.
Veja abaixo os motivos para você acrescentar o Vale no seu roteiro:
- Chinchero: cidade onde são produzidos lindos e legítimos tecidos de lã de Alpaca.
- Salinas de Maras: local onde é produzido sal rosa naturalmente desde os tempos incas até hoje.
- Complexo arqueológico de Moray: local repleto de terraços circulares, onde cada um dos círculos possui seu próprio microclima, indicando que este local foi provavelmente usado como um laboratório agrícola inca.
- Pisac e Ollantaytambo: cidades repletas de ruínas incas. Para conhecer melhor sobre as histórias desses locais, faça o passeio com um guia.
Dicas importantes
- Reserve pelo menos dois dias do seu roteiro para visitar esses locais.
- Passe bastante protetor solar! Devido à altitude, é muito mais fácil se queimar, então proteja-se!

Colonia del Sacramento, Uruguai
Aproveite um dia da sua estadia em Buenos Aires e embarque no Buquebus rumo à Colonia del Sacramento (Uruguai). Em menos de uma hora você chegará nessa charmosa cidade repleta de influências portuguesas mas também com uma completa culinária uruguaia.
Não deixe de provar o Ojo de Bife com Papas Fritas do restaurante La Florida.
Ruas de Colônia Del Sacramento
Salar de Uyuni, Bolívia
O maior deserto de sal do mundo encontra-se na Bolívia e pode ser conhecido em conjunto com sua viagem para o Deserto do Atacama, no Chile.
O local pode ser visitado durante o ano todo, mas em cada estação você encontrará uma paisagem. No verão, as chuvas e o descongelamento das geleiras dos Andes formam praticamente um espelho no solo, refletindo o céu. Já no inverno, você andará no deserto mais branco do mundo.


Para mais dicas, entre em contato conosco!